sábado, 7 de março de 2009

O que pensa a veterinária!

Será que os donos pensam tanto no que pensa o veterinário como o veterinário pensa tanto no que o dono pensa?

O veterinário, neste caso veterinária pensa (quando atende um paciente):
- O que se passa com o ser vivo (óbvio)
- Quero saber o que ele(a) tem e tratar o ser vivo
- Tenho que explicar bem ao dono o que poderá ser que ele(a) tenha
- Será que o dono me vai deixar tratar e avaliar da forma mais correcta?
- Tenho que explicar ao dono os custos que envolvem o tratamento
- Será que o dono vai entender a necessidade dos exames e os seus custos?
- Tenho de explicar bem ao dono o porquê de tudo isto
- Quero mesmo fazer o meu melhor e curá-lo(a)
- Será que o dono entende que nem sempre é simples como possa parecer?
- Tenho que explicar bem ao dono que temos que tomar uma decisão e fazer algo ao que o dono conclui que a decisão deve ser tomada pelo veterinário!
- Trata e depois se vê o resultado ou descobre o que se passa com o ser vivo?
- Independentemente do resultado e do processo que se passa até o tratamento concluido duas coisas são sempre verdade para o dono:
- Ficou curado mas é caro ou É caro e ainda querem que gaste mais dinheiro para tratá-lo...

O que pensa a veterinária?
O que pensam os donos quando lêm o que pensa a veterinária?

O veterinário passa uma vida a estudar, termina a faculdade e prossegue em cursos, pós-graduações, seminários, congressos e lê...lê muito! Tudo isto são custos que o veterinário suporta e quando o faz é porque as questões que importam são as que coloquei a cor de rosa. Importam porque é pensando nestas questões que poderá ter sucesso no tratamento correndo sempre o risco de ser mal interpretado pelos donos e chegar ao inevitavelmente certo como o destino: o parágrafo a vermelho.

A ética profissional e o gosto por aquilo que se faz deveria existir e ser valorizado em cada profissão. Cada veterinário é único como cada pessoa é única e é um erro comum dos donos com más experiências "misturarem" as coisas. Não há benefício nestes comportamentos. E por isso é quase uma raridade um dono que nos olhe como seres humanos, com ética e gosto genuíno pelo que fazemos ao invés de pessoas que deveriam gostar dos animais e que nos pedem (aos donos) coisas impossíveis e obviamente, caras.

Posso dizer com orgulho que temos uma lista simpática de donos que enquadram a categoria de "raridade" e que é por eles e para eles que todos os dias nos esforçamos para fazer o melhor e o correcto e sorrir porque "tristezas não pagam dívidas mas um sorriso pode atrasá-las"...

Hoje mando um beijinho enorme e como dizem os miúdos um xi-coração à Dina.

3 comentários:

  1. Ola daqui fala a Sandra uma das donas da Luna!
    Era só para mandar um beijinho!
    E dizer que a Luna não se tem queixado muito da pata apesar de no primeiro dia não ter muita segurança para a pousar!
    Obrigada por tudo!

    ResponderEliminar
  2. Pois...
    Nem todos os seres humanos têm a capacidade de perceber quem faz aquilo porque é apaixonada!
    Para vocês o mais importante é perceberem e tratarem o animal para que ele não sofra... ou sofra o menos possível! Mas claro que não são nem ningém é perfeito... nem sempre conseguem ser os melhores... nem salvar todos... mas tenho a certeza que dão o vosso melhor em tudo o que fazem!
    Há pessoas que realmente não percebem tudo aquilo que fazem e o tanto que se esforçam! E devo dizer que essas pessoas deviam dar mais atenção a tudo aquilo que lhes rodeia... pois não têm razão!

    A primeira vez que assisti à sua consulta... fiquei maravilhada pela forma como explica e fala... Percebe-se logo naquele instante que tudo o que faz é por gosto... e aquele não é apenas um animal... mas sim o animal!
    Achei espantoso tudo aquilo que faz... a forma como trata e e brinca com os animais... e igualmente, a forma como fala com os donos! Pois não é apenas tudo isto que vos torna impecáveis... mas sim o sorriso que nos dão quando nós entramos por aquela porta!

    Um muito Obrigada!
    Por serem quem são e como são!

    Beijinhos!

    Assinado: Sara... uma das "donas" da Luna!

    ResponderEliminar
  3. Dia 6 de março de 2009, foi o dia mais dificil da minha vida.
    Recebi a noticia do falecimento da minha alma gémea.
    A fofinha era a minha melhor amiga, foram 12 anos de amor, cumplicidade, compreensão e muito carinho.
    Foi ela que me ajudou a ultrapassar uma fase menos boa na vida.
    Todos os dias penso nela, e peço para que tudo isto não passe de um pesadelo.
    Ao deitar-me desejo-lhe sempre boa noite, como fazia quando estavamos juntas.

    Obrigada Doutora, por tudo o que vez pela minha Fofinha, sei que fez tudo o que estava ao seu alcance para a salvar.
    Recordo-me dela com um tótó na cabeça feito por si, ela vinha radiante, feliz nos seus braços.

    Continue a ser, esse Sere Humano maravilhoso.
    Lute sempre com essa garra que a caracteriza.


    Um Bem haja
    Um beijo com muita admiração


    Dina Martins

    ResponderEliminar