segunda-feira, 25 de maio de 2009

De volta às notícias!!!!



Apesar de ausentes no blog, já há algum tempo, temos estado atarefados com esta Primavera que tem trazido muitos casos clínicos e novos desafios à nossa Veterinária Holística.





Há muito prometido e devido são as notícias sobre a Diana a "caniche com sorte". A Diana uma caniche que sofreu um trauma que a deixou paralisada, mesmo após cirurgia à coluna, voltou a andar com a ajuda da fitoterapia chinesa e acupunctura. Apesar de se tratar de um caso "perdido" a Diana recupera a olhos vistos apenas após 2 meses de tratamento. Os parâmetros de avaliação neurológicos continuam alterados mas nem por isso a Diana já caminha!!!





Outras notícias que queremos partilhar envolvem uma entrevista realizada à ZENVET que passou no programa iniciativa na RTP 2 no passado mês de Abril. Pode ver a entrevista através do link: http://tv1.rtp.pt/multimedia/index.php?tvprog=23406 e brevemente no site da ZENVET.





Mais uma notícia publicada no novo diário o "i" que também está disponível online: http://www.ionline.pt/conteudo/4748-o-meu-labrador-faz-acupunctura (o labrador amoroso é o nosso querido Abbad!).



A foto do mimoso aí em cima é o Scooby que já cresceu desde a altura em que a foto foi tirada e se transformou num igual mas amoroso "foguete", entenda-se hiperactivo!

Assim que se reunam as condições técnicas faremos o upload dos vídeos da Diana!

Até breve!

segunda-feira, 23 de março de 2009

As 3 manas

As 3 manas não param de nos surpreender e nos últimos dias trouxeram-nos uns muitos estimados mimos que já colocámos bem à vista (ou não tivéssemos ficado muitoooo contentes!).
Obrigada meninas!


Quem nos fez ficar também muitoooo contentes foi a Diana a caniche que começei a tratar para paralisia de posteriores no mês de Janeiro. Pois é na passada semana a Diana presenteou-nos com um pequeno "milagre" e começou a "gatinhar"... e já se coloca de pé e dá uns pequenos passos. Tudo isto acreditem sem ainda não manifestar sensibilidade profunda. Tratam-se de casos perdidos para a medicina convencional. A Diana mostra e bem que a medicina tradicional chinesa pode fazer e muito por estes casos. Em breve colocaremos os vídeos do percurso da Diana ao longo do tratamento.


Por agora deixo duas fotos: uma do nosso presente artístico (feito pelas 3 manas) e outro dos canichers (é mesmo assim que os chamamos) mais bonitos de Fernão Ferro. A do meio é a Princesa ;)






domingo, 15 de março de 2009

Palavras para quê? Não abandone por favor!


Será talvez uma das maiores "epidemias" dos nossos tempos: o abandono de animais. Não é infelizmente um tema novo nem os motivos pelos quais acontece são fáceis de eliminar.

Cada vez mais somos sensibilizadas para o abandono, para a adopção nos canis, lares e associações, para a esterilização, para a identificação electrónica e tantas outras questões muito importantes mas parecem não ser suficientes.


Há uns tempos comentávamos entre amigos alguns episódios de abandono e crueldade animal e alguém disse "Se abandonam crianças, claro que abandonam animais...". Seguiu-se um longo silêncio e suspiro.



Um grande pacifista disse e julgo que todos os "amigos" dos animais conhecem esta frase: "A grandeza de uma nação e o seu progresso moral podem ser julgados pela forma como os seus animais são tratados" M. Ghandi. - Um minha interpretação? Simples, tratá-los de forma igual sejam abandonados ou de donos muito dedicados, ou seja, o melhor possível com o maior respeito e humanidade.


São muitos os casos de abandono e maus tratos que infelizmente os que tratam de animais, sejam veterinários ou não, conhecem. Um reflexo desta realidade é o número crescente de mails, blogs, associações que existem e que muito admiramos. É por esse motivo que colocamos aqui algumas imagens que nos chegaram e a sugestão para que as mesmas sejam impressas e espalhadas. É um contributo fácil, barato e que poderá fazer a diferença.





Obrigada às manas Sara, Sandra e Vanda e à super-mãe Dulce :)

sábado, 7 de março de 2009

O que pensa a veterinária!

Será que os donos pensam tanto no que pensa o veterinário como o veterinário pensa tanto no que o dono pensa?

O veterinário, neste caso veterinária pensa (quando atende um paciente):
- O que se passa com o ser vivo (óbvio)
- Quero saber o que ele(a) tem e tratar o ser vivo
- Tenho que explicar bem ao dono o que poderá ser que ele(a) tenha
- Será que o dono me vai deixar tratar e avaliar da forma mais correcta?
- Tenho que explicar ao dono os custos que envolvem o tratamento
- Será que o dono vai entender a necessidade dos exames e os seus custos?
- Tenho de explicar bem ao dono o porquê de tudo isto
- Quero mesmo fazer o meu melhor e curá-lo(a)
- Será que o dono entende que nem sempre é simples como possa parecer?
- Tenho que explicar bem ao dono que temos que tomar uma decisão e fazer algo ao que o dono conclui que a decisão deve ser tomada pelo veterinário!
- Trata e depois se vê o resultado ou descobre o que se passa com o ser vivo?
- Independentemente do resultado e do processo que se passa até o tratamento concluido duas coisas são sempre verdade para o dono:
- Ficou curado mas é caro ou É caro e ainda querem que gaste mais dinheiro para tratá-lo...

O que pensa a veterinária?
O que pensam os donos quando lêm o que pensa a veterinária?

O veterinário passa uma vida a estudar, termina a faculdade e prossegue em cursos, pós-graduações, seminários, congressos e lê...lê muito! Tudo isto são custos que o veterinário suporta e quando o faz é porque as questões que importam são as que coloquei a cor de rosa. Importam porque é pensando nestas questões que poderá ter sucesso no tratamento correndo sempre o risco de ser mal interpretado pelos donos e chegar ao inevitavelmente certo como o destino: o parágrafo a vermelho.

A ética profissional e o gosto por aquilo que se faz deveria existir e ser valorizado em cada profissão. Cada veterinário é único como cada pessoa é única e é um erro comum dos donos com más experiências "misturarem" as coisas. Não há benefício nestes comportamentos. E por isso é quase uma raridade um dono que nos olhe como seres humanos, com ética e gosto genuíno pelo que fazemos ao invés de pessoas que deveriam gostar dos animais e que nos pedem (aos donos) coisas impossíveis e obviamente, caras.

Posso dizer com orgulho que temos uma lista simpática de donos que enquadram a categoria de "raridade" e que é por eles e para eles que todos os dias nos esforçamos para fazer o melhor e o correcto e sorrir porque "tristezas não pagam dívidas mas um sorriso pode atrasá-las"...

Hoje mando um beijinho enorme e como dizem os miúdos um xi-coração à Dina.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Obrigada!


Não há nada mais gratificante que o reencontro com os donos de animais a quem nos afeiçoamos. Inevitavelmente há uma ligação entre os humanos também e foi graças a essa ligação humana que os donos da FOFINHA nos encontraram! Pesquisaram e não desistiram e foi graças a uma entrevista (http://keromais.pt.msn.com/sucesso/article.aspx?cp-documentid=11356735) que conseguiram tal proeza! Uma palavra para simbolizar o que sentimos OBRIGADA!

Como estamos a falar de donos especiais temos que falar no DOG um "miúdo" de quase 14 anos com um coração enorme (literalmente) e que graças aos donos sempre vigilantes nos possibilitou um excelente, e nada fácil, diagnóstico que irá permitir mantê-lo jovem por muito tempo!

A medicina tradicional chinesa incorporada na nossa rotina diária continua a ser uma grande mais valia seja no tratamento de alergias/atopias como nos mostrou a LARA seja numa simples tosquia (pergunte-nos como!).

Aproveitamos este "post" para alertá-los que devido ao calor já começaram a surgir as "lagartas do pinheiro" e que sintomas como línguas e focinhos inchados podem levar a situações de risco de vida dos nossos animais de estimação.

Deixamos a foto do DOG em estado zen (agulha de acupunctura no ponto yintang).


quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Uma caniche com sorte!

Ontem conheçemos a Diana uma caniche que foi recentemente operada à coluna devido a uma paralisia de posteriores. Após a cirurgia não mostra alterações significativas porém a dona não desistiu de tentar a sua recuperação. Fomos avaliá-la para determinar a possibilidade de tratamento com Acupunctura e o seu prognóstico parece favorável.
Nos próximos dias daremos início ao seu tratamento e claro, vamos dando notícias.
A Diana e a sua dona são mais uma das provas de companheirismo e compaixão!
Deixo-vos aqui o link de um site muito interessante e de uma colega que muito me satifaz poder dizer que conheço: www.acuvet.com.br
O nosso gordão Jolie já foi para casa bastante satisfeito mas deixando muitas saudades.

sábado, 17 de janeiro de 2009

O primeiro dia de BLOG!


Apesar do frio o dia mostrou-se solarengo e aqui pela ZENVET vivemos fortes emoções com a recuperação da nossa amiga ZARA e PIPOCA (após cirurgias de urgência) e do querido BAKU! De resto tivémos como sempre muitas visitas dos nossos amigos de 4 patas.
Quem continua a fazer as delícias de todos é o JOLIE (que já adquiriu imensas alcunhas carinhosas: gordo, jolas, pipocão, mimosão)!
O DOG hoje também viveu fortes emoções com a primeira sessão de Acupunctura :)
Deixamos aqui a foto do dia.
Amanhã há mais...