
Será talvez uma das maiores "epidemias" dos nossos tempos: o abandono de animais. Não é infelizmente um tema novo nem os motivos pelos quais acontece são fáceis de eliminar.
Cada vez mais somos sensibilizadas para o abandono, para a adopção nos canis, lares e associações, para a esterilização, para a identificação electrónica e tantas outras questões muito importantes mas parecem não ser suficientes.
Há uns tempos comentávamos entre amigos alguns episódios de abandono e crueldade animal e alguém disse "Se abandonam crianças, claro que abandonam animais...". Seguiu-se um longo silêncio e suspiro.

Um grande pacifista disse e julgo que todos os "amigos" dos animais conhecem esta frase: "A grandeza de uma nação e o seu progresso moral podem ser julgados pela forma como os seus animais são tratados" M. Ghandi. - Um minha interpretação? Simples, tratá-los de forma igual sejam abandonados ou de donos muito dedicados, ou seja, o melhor possível com o maior respeito e humanidade.

São muitos os casos de abandono e maus tratos que infelizmente os que tratam de animais, sejam veterinários ou não, conhecem. Um reflexo desta realidade é o número crescente de mails, blogs, associações que existem e que muito admiramos. É por esse motivo que colocamos aqui algumas imagens que nos chegaram e a sugestão para que as mesmas sejam impressas e espalhadas. É um contributo fácil, barato e que poderá fazer a diferença.

Obrigada às manas Sara, Sandra e Vanda e à super-mãe Dulce :)
Acrescento uma frase com a qual me identifico bastante.
ResponderEliminar"Haverá sempre, em algum lugar, um cão abandonado, que me impedirá de ser
feliz..." Jean Anouilh
Beijos e continuação de um excelente trabalho.